Professora do Curso de Nutrição apresenta Tese de Doutorado em Biotecnologia

A profa. do curso de Nutrição Geralda Gillian Silva-Sena defendeu no dia 15 de julho sua Tese de Doutorado intitulada "Biomarcadores da Longevidade Humana e Bioatividade do Exopolissacarídeo Botriosferana no Envelhecimento". O trabalho resultou em dois artigos científicos, submetidos a periódicos com índices de impacto relevantes e mostrou uma associação positiva entre polimorfismos genéticos, estilo de vida, dados bioquímicos e antropométricos com a Longevidade humana, numa população da Grande Vitória. Por meio de ensaiosin vivo, foram demonstrados os efeitos antimutagênico, hipoglicemiante, hipolipídico e ateroprotetor do exopolissacarídeo botriosferana. Essa β-glucana apresenta amplo potencial para desenvolvimento de novos produtos alimentícios ou ingredientes alimentares, com propriedades funcional ou de saúde.

Sua tese foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Biotecnologia-Renorbio, campus UFES.