MATRÍCULA EM DISCIPLINAS
O REGIMENTO GERAL DA UFES, no seu artigo 103 diz:
Art. 103. Será obrigatória a frequência de professores e alunos, bem como a execução integral dos programas de ensino.
§ 1º A frequência aos trabalhos escolares oficiais só será permitida aos alunos regularmente matriculados.
Assim, considerando que somente alunos matriculados podem frequentar as aulas, é importante entender como é o processo de matrículas na UFES e quando as Pautas estão disponíveis para registro das frequências.
A matricula na UFES é realizada em 3 etapas, cujas datas estão previstas no calendário acadêmico:
1° etapa: Antes do início das aulas. O aluno (veterano) solicita a matrícula via sistema. O aluno pode solicitar matrícula em várias turmas de uma mesma disciplina, observando para tal uma ordem de prioridade.
2° etapa: Ajuste de Matrícula. Caso necessite, o aluno pode alterar a matrícula feita inicialmente, o ajuste de matrícula destina-se ao cancelamento e/ou solicitação de novas disciplinas/turmas pelo aluno a partir da otimização das vagas e da oferta de novas turmas ou disciplinas pelo Departamento. Para maiores detalhes verificar Art. 8 da Resolução nº. 58/2008 – CEPE. Cabe pontuar que, Só pode solicitar o ajuste aqueles alunos que solicitaram a matrícula na 1º etapa.
3° etapa: Fase de Ajuste realizada pelo Colegiado para os alunos que solicitaram correção de matrícula (02 a 06/04), de acordo com Art. 17 da Resolução nº 58/2008-CEPE e da Resolução nº 39/2010-CEPE. Nessa etapa também são matriculados os alunos em Plano de Acompanhamento de Estudos.
OBSERVAÇÕES:
- Alunos ingressantes (calouros) serão matriculados pela PROGRAD.
- Alunos com pendência na Biblioteca não poderão solicitar matricula.
- Existem ainda situações específicas de alunos que não conseguem fazer a sua matrícula por falta de inserção de dados pela PROGRAD, como alunos de transferências ou que solicitam aproveitamento de estudos, por exemplo. Nestes casos, o Colegiado é quem fará a matrícula do aluno, na 3ª etapa.
- O Colegiado só tem acesso para realizar matriculas na 3° etapa e esse acesso é fechado após o prazo final de processamento da 3° etapa. Solicitações fora desse período tem que ser encaminhadas à PROGRAD para análise e sem garantia de serem efetivadas, portanto, é muito importante observar os prazos.
- O Colegiado envia e-mails a todos os alunos informando-os sobre as datas. A PROGRAD ainda disponibiliza em sua página o Manual do Aluno com todas as informações necessárias para a vida acadêmica.
- Os alunos devem fazer a conferencia de suas matrículas, em cada fase. Devem guardar as solicitações de matrículas e o resultado do processamento (até pelo menos o processamento da matrícula do próximo período) para comprovação da efetivação da matrícula, em caso de necessidade.